sábado, 4 de junho de 2011

Sarcomas

O sarcoma é um câncer que se desenvolve a partir da transformação de células de origem mesenquimal. Desse modo, os sarcomas englobam tumores de osso, cartilagem, gordura, músculo, vasculares e hematopoiéticos. Eles seguem uma graduação de intensidade dividida em baixa, intermediária e alta, levando em conta certas características celulares e subcelulares. Os Sarcomas de baixa gradação são, em geral, tratados cirurgicamente, embora se utilize rádio ou quimioterapia. Sarcomas de intermediária e alta gradações são tratados com combinação de cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

Histologicamente, pode apresentar um padrão celular bastante pleomórfico, com células variando em tamanho e forma, assim como seus núcleos, que geralmente se apresentam aumentados. Esse pleomorfismo está diretamente relacionado com o grau de indiferenciação que a célula atinge, sendo um indicador da evolução do tumor. 


Sarcoma com padrão celular bastante pleomórfico, constatado pela variedade de tamanhos das células destacadas no retângulo. Nos círculos, células com núcleos bastante aumentados e hipercromáticos, indicativo de grande atividade mitótica, própria das neoplasias malignas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...