segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Infarto esplênico

         O infarto é uma necrose isquêmica causada pela oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa.Quase todos os infartos resultam da oclusão arterial trombótica ou embólica.Ocasionalmente,os infartos podem ser causados por outros mecanismos,incluindo vasoespasmo local,a hemorragia dentro de uma placa aterosclerótica,ou por compressão extrínseca do vaso (p.ex. tumor).Outras causa incomuns  incluem a ruptura  traumática ou compressão vascular por edema,por exemplo.
            Os infartos são classificados de acordo co ma sua cor e a presença ou ausência de infecção;eles podem ser anêmicos(brancos) ou hemorrágicos(vermelhos).Os infartos brancos ocorrem com oclusões arteriais em órgãos sólidos com circulação arterial terminal(p.ex. baço – imagem abaixo – rins e coração) e onde a densidade do tecido limita a penetração de sangue dos leitos capilares adjacentes para a área necrótica. 
        Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

 Aumento de 4x

Notar arquitetura do baço.Ainda um pouco organizado com presença de polpa branca(círculo azul) e sua arteríola central(seta amarela),cápsula fibromuscular(seta azul) e trabéculas(seta pretas) além da polpa vermelha(retângulo preto).


Aumento de 4x
Nesta imagem já se nota um intensa desorganização do parênquima esplênico com área de hemorragia(seta amarela) e áreas de necrose(círculo azul).A seta azul e preta  indicam respectivamente a cápsula e uma trabécula contendo um vaso em seu interior(estrela amarela). 

 Aumento de 40x

Nesta imagem nota-se a presença de infiltrado inflamatório rico em PMNs(círculo azul),hemorragia(retângulos azuis) e necrose de coagulação(círculo preto) .


 Aumento de 40x

Notar a intensa hemorragia(retângulo preto),área de necrose – perceba a eosinofilia – (círculo azul) .


 Aumento de 40x
Área de edema;setas apontam para o exsudato ricos em fibrina.
Aumento de 40x
Grande quantidade de infiltrado inflamatório do tipo PMNs.

Um comentário:

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...