quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Miocardite

A inflamação aguda é uma rápida resposta do hospedeiro que serve para levar leucócitos e proteínas plasmáticas,tais como anticorpos,para os locais de infecção ou tecido injuriado.A inflamação aguda tem 3 principais componentes: (1)alterações no calibre vascular que levam a um aumento do fluxo sanguíneo;(2) mudanças estruturais na microvasculatura que permitam a saída das proteínas plasmáticas e os leucócitos da circulação  e (3) emigração de leucócitos da microcirculação,seu acúmulo no foco da injúria e sua ativação para eliminar o agente agressor.
Sob designação de miocardite está um grupo diverso de entidades patológicas nas quais micro-organismo infecciosos e/ou um processo inflamatório provocam lesão do miocárdio.Durante a doença ativa,a miocardite é mais frequentemente caracterizada por um infiltrado inflamatório intersticial.
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

Aumento de 4x
Neste aumento já se nota um exsudato que causa uma considerável desorganização no miocárdio(círculo);a cabeça de seta indica grande quantidade de exsudato fibrino-purulento. 

Aumento de 10x
Nesta imagem nota-se a presença de exsudato bastante fibrinoso desorganizando o miocárdio(setas azuis);presença de células inflamatórias entre as fibras(círculo).As cabeças de seta mostram alguns capilares congestos,os quais acabam por contribuir para a chegada do exsudato rico em conteúdo plasmático e PMNS. 


Aumento de 40x
Em maior aumento,presença de PMNS(cabeças de seta azul) e fibrina(cabeça de seta preta)



Aumento 40x
Exsudato inflamatório por entre as fibras (círculo). Em destaque (setas) neutrófilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...