quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tecido de Granulação


Nas primeiras 24 a 72 horas do processo de reparo,os fibroblastos e as células endoteliais vasculares se proliferam e formam um tipo especializado  de tecido,denominado tecido de granulação,que é ponto  referência do reparo tecidual.O termo deriva de sua aparência rósea e macia nas superfícies das feridas e sua característica histológica é a presença de novos e pequenos vasos sanguíneos(angiogênese) e proliferação de fibroblastos.Estes vasos neoformados são permeáveis,permitindo a passagem de líquido e proteínas plasmáticas para o espaço extravascular.Portanto o novo tecido de granulação exibe frequentemente edema. 
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

Aumento de 4x
Visualização detalhada
Notar na imagem uma intensa angiogênese(círculo azul) e uma intensa fibrose(cabeça de setas) .

 Aumento de 10x
Visualização detalhada
Em maior aumento notar a formação de vasos(angiogênese)-círculo azul.

Aumento de 40x
Visualização detalhada
Nota na imagem a presença de produção de fibras colágenas - fibrose –(estrela amarelas);formação de neovasos(seta azuis).


Aumento de 40x
Presença de infiltrado inflamatório crônico(círculo azul);presença de inúmeros fibroblastos(cabeça de setas azuis) e fibrose(estrela amarelas) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...