quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Necrose tubular - Rim


        As células necróticas são incapazes de manter a integridade da membrana e seus conteúdos sempre extravasam,um processo que pode iniciar inflamação do tecido circundante.As enzima que digerem as células são derivadas dos lisossomos das próprias células que estão morrendo ou dos leucócitos que são recrutados como parte da reação inflamatória.
 As células mostram eosinofilia aumentada nas colorações por hematoxilina e eosina (H&E) atribuível,em parte,à perda do RNA citoplasmático(que se ligaria a hematoxilina) e as proteínas citoplasmáticas desnaturadas(que se ligam a eosina).A necroses,em geral, apresentam  alterações nucleares marcantes em um dos seguintes padrões:Picnose – caracterizada pela retração nuclear e aumento da basofilia(ela também é vista na apoptose).Neste caso a cromatina se condensa em uma massa basofílica sólida e encolhida; Cariorrexe –Aqui,o núcleo picnótico sofre fragmentação,e após algum tempo ele desaparece e por fim a Cariólise – A basofilia da cromatina pode esmaecer,refletindo a perda do DNA pela degradação enzimática provocada pelas endonucleases.
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

Aumento de 4x
Visualização detalhada
 Notar nesta imagem que o parênquima renal esta consideravelmente conservado,ainda mais por se tratar de uma necrose.Neste aumento percebe-se que alguns glomérulos renais estão em processo de atrofia e/ou degeneração(setas azuis);também nota-se deposição de colágeno –fibrose -(cabeças de seta azul) e infiltrado inflamatório(círculo azul).

Aumento de 10x
Visualização detalhada
 Na imagem notam-se as mesmas estruturas anteriores,porém em um aumento um pouco maior,como por exemplo fibrose(cabeça de seta),infiltrado inflamatório(seta azul).As estrelas mostram túbulos contendo células epiteliais que necrosaram e agora estão em suas luz.

Aumento de 40x
Visualização detalhada
 Nesta imagem pode-se notar o destacamento de uma células necrótica em direção a luz do túbulo(seta azul);a estrela azul mostra os restos celulares na luz tubular e a cabeça de seta mostra um núcleo picnótico.

Aumento de 40x
Visualização detalhada
 Nota na imagem a quantidade de núcleo picnoticos(setas azuis) – comparar com o núcleo normal(cabeça de seta);as estrela azuis mostram células sem núcleo(cariólise).

Aumento de 40x
Visualização detalhada
 Notar na imagem núcleo que sofreram cariólise(círculo azul) e que estão em processo de cariólise(cabeça de seta).

Aumento de 40x
Notar infiltrado inflamatório mononuclear(círculo) e fibrose(seta azul) .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...