quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Necrose de Coagulação

As células necróticas são incapazes de manter a integridade da membrana e seus conteúdos sempre extravasam,um processo que pode iniciar inflamação do tecido circundante.As enzima que digerem as células são derivadas dos lisossomos das próprias células que estão morrendo ou dos leucócitos que são recrutados como parte da reação inflamatória.
         A necrose de coagulação é a forma de necrose na qual a arquitetura tecidual básica dos tecidos é preservada,por pelo menos alguns dias.Supostamente,a lesão desnatura não apenas a proteínas estruturais,mas também as enzimas,bloqueando assim a proteólise da células mortas.Com isso,células anucleada e eosinofílicas permanecem por dias ou até semanas,sendo estas células necróticas,posteriormente, removidas por fagocitose dos restos celulares,através da infiltração de leucócitos e pelas enzimas lisossômicas dos mesmos.A principal causa desta necrose é a isquemia, provocada por exemplo, por uma obstrução de um vaso que supre o tecido(áreas localizada de necrose coagulativa são chamadas de infarto).
 Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed

Aumento de 4x
 Na imagem,nota-se uma intensa hemorragia(estrelas azuis) – isso não é muito comum em necrose de coagulação, pois o parênquima tende a se preservar um pouco durante um determinado tempo,uma vez que a enzima que ,lesariam as membranas celulares,também desnaturaram;as seta apontam alguns glomérulos renais e as cabeças de seta apontam túbulos renais preenchidos com células necróticas.


Aumento de 4x
 Nota na imagem área do parênquima apresentando a necrose coagulativa,porém mais preservado.


Aumento de 10x
 Notar a presença dos túbulos renais cheios de células necróticas e proteínas desnaturadas(daí a eosinofilia) – cabeças de seta;as seta azuis indicam glomérulos renais mais preservados.



Aumento de 40x
.Em maior aumento, túbulos renais cheios de células necróticas e proteínas desnaturadas(daí a eosinofilia)- estrelas azuis.

2 comentários:

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...