O leiomioma é um tumor benigno originado em musculatura lisa. O exemplo mais comum é o leiomioma uterino, que ocorre em até 1/4 das mulheres em idade reprodutiva, constituindo a neoplasia mais comum da espécie humana. São freqüentemente múltiplos, e podem causar dores pélvicas e sangramento abundante durante o período menstrual (designado pelos termos sinônimos de hipermenorréia, polimenorréia ou menorragia) ou fora dele (metrorragia). Há também leiomiomas no tubo digestivo e mais raramente em outros locais.
No leiomioma a celularidade (quantidade de núcleos por unidade de área) é um pouco maior e o arranjo em feixes mais nítido (os feixes se cruzam às vezes em ângulo reto) que no miométrio normal.
Fonte: http://anatpat.unicamp.br/lamneo4.html
Miométrio normal
Na imagem,pode-se observar uma grande proliferação em
arranjo de feixe por partes da células musculares lisas – padrão típico do leiomioma(círculos azuis),além do hipercromatismo delas,uma vez que essa alta
taxa de proliferação faz com que produzam bastante material génetico,assim se
corando mais pela hematoxilina.Reparar também na intensa angiogênese(cabeças de
seta).Grande desorganização do parênquima
Notar o arranjo em feixe das fibras musculares
lisas(círculo azul).Presença de desmoplasia(quadrado)
Aumento 40x
Grande produção de colágeno - desmoplasia(setas azuis)
Aumento de 40x
Presença de angiogênese(setas azuis)
e leve infiltrado inflamatório
Excelente! O blog mais completo nesse conteúdo. Sugestão: É sempre bom colocar um vocabulário, nem todos sabem o que significam certas palavras. parabéns !
ResponderExcluir