domingo, 12 de fevereiro de 2012

Leiomioma

O leiomioma é um tumor benigno originado em musculatura lisa. O exemplo mais comum é o leiomioma uterino, que ocorre em até 1/4 das mulheres em idade reprodutiva, constituindo a neoplasia mais comum da espécie humana. São freqüentemente múltiplos, e podem causar dores pélvicas e sangramento abundante durante o período menstrual (designado pelos termos sinônimos de hipermenorréia, polimenorréia ou menorragia) ou fora dele (metrorragia). Há também leiomiomas no tubo digestivo e mais raramente em outros locais. 
No leiomioma a celularidade (quantidade de núcleos por unidade de área) é um pouco maior e o arranjo em feixes mais nítido (os feixes se cruzam às vezes em ângulo reto) que no miométrio normal.
Fonte: http://anatpat.unicamp.br/lamneo4.html


Miométrio normal


Na imagem,pode-se observar uma grande proliferação em arranjo de feixe por partes da células musculares lisas – padrão típico do leiomioma(círculos azuis),além do hipercromatismo delas,uma vez que essa alta taxa de proliferação faz com que produzam bastante material génetico,assim se corando mais pela hematoxilina.Reparar também na intensa angiogênese(cabeças de seta).Grande desorganização do parênquima

Aumento de 40x
Visualização detalhada
Notar o arranjo em feixe das fibras musculares lisas(círculo azul).Presença de desmoplasia(quadrado)


Aumento 40x
Grande produção de colágeno - desmoplasia(setas azuis)


Aumento de 40x
Presença de angiogênese(setas azuis) e leve infiltrado inflamatório




Um comentário:

  1. Excelente! O blog mais completo nesse conteúdo. Sugestão: É sempre bom colocar um vocabulário, nem todos sabem o que significam certas palavras. parabéns !

    ResponderExcluir

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...