segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Infarto hemorrágico no pulmão


         O infarto é uma necrose isquêmica causada pela oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa.Quase todos os infartos resultam da oclusão arterial trombótica ou embólica.Ocasionalmente,os infartos podem ser causados por outros mecanismos,incluindo vasoespasmo local,a hemorragia dentro de uma placa aterosclerótica,ou por compressão extrínseca do vaso (p.ex. tumor).Outras causa incomuns  incluem a ruptura  traumática ou compressão vascular por edema,por exemplo.
     Os infartos são classificados de acordo co ma sua cor e a presença ou ausência de infecção;eles podem ser anêmicos(brancos) ou hemorrágicos(vermelhos).Os infartos hemorrágicos ocorrem (1)com oclusões venosas(p.ex. ovários),(2)em tecidos frouxo onde o sangue pode se acumular na zona infartada(p.ex. pulmão – imagem abaixo),(3)em tecidos de circulação dupla(p.ex. intestino delagdo), entre outros casos.
        Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

 Aumento de 4x
Notar na imagem a completa desorganização do parênquima pulmonar com área de hemorragia(círculos) e necrose(quadrado ).


Aumento de 10x
Na imagem nota-se a presença de hemorragia (círculo) e necrose das células que compõe os alvéolos(cabeças de seta);nota-se também a presença do septos interalveolares(setas) .

Aumento de 40x
As seta preta indicam células necróticas no interior dos alvéolos,enquanto que as vermelha indicam os septos;o quadrado mostra macrófagos alveolares enquanto que o círculos mostras os mesmos porém em atividade fagocíticas para com os restos celulares.
  
 Aumento de 10x
Intensa fibrose ao redor de alvéolos e bronquíolos(setas azuis),além de infiltrado inflamatório(círculo azul) .


Aumento de 10x
Presença de nódulos fibróticos(setas azuis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...