segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Metaplasia óssea

     A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado,seja ele epitelial ou mesenquimal,é substituído por outro tipo celular. Ela representa uma substituição adaptativa de células sensíveis a um determinado estresse por outros tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente hostil.
A metaplasia do tecido conjuntivo é a formação de cartilagem,tecido adiposo ou tecido ósseo(tecidos mesenquimais)em tecidos que normalmente não estão presentes.Esse tipo de metaplasia é interpretado menos claramente como uma resposta adaptativa e pode ser o resultado de uma lesão celular ou tecidual.
    A metaplasia óssea ou ossificação pulmonar difusa é uma patologia rara, cuja etiologia ainda não está bem esclarecida. Uma das bases teóricas associa o início da ossificação à presença de ambiente ácido e anóxico, o que estimularia a metaplasia de fibroblastos para osteoblastos. Pacientes com múltiplos episódios de pneumonia poderiam oferecer as condições ideais para essa adaptação celular. Outra teoria, a distrófica, sugere que alterações senis do tecido conjuntivo intersticial e perivascular estariam na origem do processo. Microscopicamente, a transição de fibrose para o tecido ósseo tem sido observada.
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

 Aumento de 4x
Notar na imagem o parênquima pulmonar completamente desorganizado(não se sabe o que levou o órgão a este estado).A característica marcante da imagem é a grande quantidade de colágeno depositado no parênquima pulmonar,seja nos septos interalveolares(círculos azuis),seja ao redor de estruturas como o bronquíolo propriamente dito(estrela azul).as Setas azuis indicam a deposição de colágeno ao redor do bronquíolo.

 Aumento de 40x

Notar na imagem grande quantidade de colágeno produzido(fibrose) – setas azuis, e também presença de inúmeros fibroblastos e células inflamatórias(círculo azul) .


 Aumento de 4x

Nota na imagem,que áreas de fibrose(seta azul) passam a se torna trabéculas óssea (estrela azul)– começam a se mineralizar – notar também a presença de osteoblastos(cabeça de seta preta) e de osteócito(cabeça de seta azul).


 Aumento de 40x

Nota na imagem,em maior aumento,que áreas de fibrose(seta azul) passam a se torna trabéculas óssea (estrela azul)– começam a se mineralizar – notar também a presença de osteoblastos(cabeça de seta preta) e de osteócito(cabeça de seta azul).


Aumento de 40x
Notar na imagem,espessamento dos septos interalveolares,devido a deposição de colágeno(cabeça de seta azul),regiões com infiltrado inflamatório(círculo azul) e área do parênquima com deposição de fibras – fibrose(estrela azul) .






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...