domingo, 12 de fevereiro de 2012

Melanoma

   Melanoma, neoplasia maligna de pele associada aos melanócitos. Embora menos frequente que o carcinoma basocelular ou de células escamosas, está mais associado a mortalidade que estes.  




Aumento 4x
Na imagem,nota-se uma região onde a pele se encontra próxima do normal,com presença de um epitélio estratificado pavimentoso pouco queratinizado(seta azul),e seus anexos como folículo piloso(seta preta),glândulas sebáceas(seta vermelha) e múculo eretor do pêlo(seta amarela) .


Aumento 40x
Notar a angiogênese(setas azuis)e a proliferação dos melanócitos na camada basal da epiderme(setas amarelas)

Na imagem,nota-se crescimento horizontal/radial das células neoplásicas que ocorre na junção dermo-epidérmica(círculo),o que corrobora para um bom prognóstico - A fase de crescimento horizontal geralmente é bastante duradoura, mas pode evoluir gerando a fase de crescimento vertical.Notar também a presença de infiltrado inflamatório(quadrado azul)


Aumento de 4x
Área de crescimento vertical do tumor.Nesta fase o tumor cresce em direção às camadas mais profundas da pele, podendo infiltrar vasos sanguíneos e linfáticos – potencial maligno – grandes chances de metástases.Os melanócitos são células epitelias,portanto, não têm capacidade migratória (fenótipo coeso-estacionário), porém devido às mutações elas adquirem fenótipo de células mesênquimais, isto é, adquirem um fenótipo coeso migratório.

Aumento de 10x
Invasão de conjuntos de melanócitos neoplásicos na derme reticular(círculos).

Aumento 40x
Melanócitos anaplásicos(cabeça de setas) – os melanócitos são células que precisam de poucas alterações para adquirir um fenótipo anaplásico.Estas alterações que sofrem faz com que não consigam liberar a melanina produzida,ficando preso o pigmento na própria célula.

Aumento de 40x
Infiltrado linfoplasmocitário





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...