quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pigmento melânico - Pulmão

Pigmentos são substâncias coloridas,algumas das quais são constituintes normais das células(p.ex. melanina),enquanto outros são anormais e se acumulam nas células somente sob circunstâncias especiais.Podem ser exógenos(provenientes de fora do corpo) ou endógenos(sintetizados pelo próprio corpo - lipofuscina).

Aumento de 4x 

Nota na imagem,parênquima pulmonar bastante organizado,com presença de estrutura como bronquíolos propriamente dito(setas azuis),sáculos alveolares(estrela azul).Além disso,está apresentando,neste aumento,alguns grumos amarronzados,sendo este os melanócitos carregados de melanina(cabeças de seta).


 Aumento de 10x
Em mais desta,nota-se um leve espessamento dos septos interalveolares(setas azuis),e também a presença do pigmento melânico- devido a presença dos melanócitos(cabeças de seta) proveniente de uma metástase.

Aumento de 40x
Na imagem,nota-se a presença de melanócitos neoplásicos totalmente anaplásicos(cabeças de seta azul) – caracterizados por não conseguir liberar a melanina produzida,acumulando-a intracelularmente,além de apresentar morfologia fora do padrão de normalidade.Notar também que os capilares do s septos estão congestos(setas azuis) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...