quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Silicose pulmonar


        Pigmentos são substâncias coloridas,algumas das quais são constituintes normais das células(p.ex. melanina),enquanto outros são anormais e se acumulam nas células somente sob circunstâncias especiais.Podem ser exógenos(provenientes de fora do corpo – ex: sílica) ou endógenos(sintetizados pelo próprio corpo).
      A silicose é uma doença causada pela inalação do dióxido de silício cristalino(sílica).Ela geralmente se apresenta após décadas de exposição como uma pneumoconiose fibrosante,nodular,de progressão lenta e pode ocorrer tanto na forma cristalina quanto na forma amorfa,porém a forma cristalina é muito mais fibrogênica(o quartzo é o mineral  mais envolvido,porém foi observado que  quando misturado com outros minerais apresenta efeito fibrogênico reduzido,e isso é de extrema relevância, pois o quartzo nos locais de trabalho raramente é puro).
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

Aumento de 4x
 Nota na imagem,a completa desorganização do parênquima pulmonar,com áreas de hemorragia(círculo azul),uma vez que pelo fato da sílica ser um mineral,ela pode romper os vasos sanguíneos.Também se nota presença de grumo de infiltrado inflamatório crônico(setas azuis),além de grande deposição de fibras de colágeno – fibrose –(estrelas azuis).


Aumento de 10x
Notar,em um aumento maior,a presença de uma densa fibrose(estrelas azuis),infiltrado inflamatório crônico(setas azuis),focos de hemorragia(quadrado azul) e mais infiltrado inflamatório(círculos azuis). 

 Aumento de 10x

Em destaque,uma das principais características da silicose,é a formação de nódulos fibróticos(estrelas azuis),devido a grande produção de colágeno(setas azuis).Isso se dá pelo fato da Partículas de sílica poderem apresentar radicais livres na sua superfície. Ao fazer contato com a membrana de  macrófagos e outras células, causam necrose por interações dos radicais livres com lípidios da membrana. As partículas são também fagocitadas pelos macrófagos alveolares. Os macrófagos mortos liberam enzimas hidrolíticas e radicais livres do oxigênio, que agridem o tecido pulmonar e estimulam os fibroblastos a proliferar e produzir colágeno.  Com a morte dos macrófagos, as partículas são novamente liberadas e fagocitadas, repetindo-se o ciclo.  A seta amarela mostra um foco hemorrágico.


 Aumento de 10x

Em outra área,mais nódulos silicótico(estrelas azuis),fibrose intensa(setas azuis) e produção de fibras de colágeno(seta preta) .



Aumento de 40x
Em destaque a presença da sílica(setas azuis),e uma área hemorrágica com liberação de hemácias(estrelas azuis) e plasma(estrelas pretas).

Um comentário:

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...