quarta-feira, 1 de junho de 2011

Metástase

As metástases são implantes tumorais separados do tumor primário em um outro sítio anatômico. A metástase caracteriza uma neoplasia como sendo maligna porque as neoplasias benignas não metastatizam, uma vez que, nas neoplasias malignas são formadas células com fenótipo altamente maligno (auto-suficiência dos sinais de crescimento; insensibilidade aos sinais inibidores do crescimento; evasão a apoptose; defeitos no reparo do DNA e potencial infinito de replicação). A disseminação metastática reduz fortemente a possibilidade de cura.

A disseminação dos tumores pode ocorrer através de uma das três vias: implante direto nas cavidades corporais ou nas superfícies (característico de carcinomas); disseminação linfática (carcinomas e sarcomas); e disseminação hematogênica (típica dos sarcomas).


Metástase pulmonar (Melanoma de pele) – Neoplasia bem delimitada e parcialmente pigmentada. Via de disseminação hematogênica.


Pulmão normal



Pele Normal




Melanoma da pele

Fontes:
Imagens: Anatpat – Unicamp
Texto: Robbins e Cotran: Patologia: Bases Patológicas das Doenças, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...