segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Êmbolo séptico

    Um êmbolo é uma massa intravascular solta,sólida,líquida ou gasosa que é transportada pelo sangue para um local distante do seu ponto de origem.Quase todos os êmbolos representam uma parte de um trombo desalojado,por isso o termo tromboembolismo é frequentemente usado. As formas raras de êmbolos incluem as gotículas de gordura,as bolhas de nitrogênio,,os detritos ateroscleróticos(êmbolos do colesterol), fragmentos de tumor,fragmentos de medula óssea ou até mesmo corpos estranhos(imagem abaixo).
       De maneira inevitável,os êmbolos se alojam em vasos muito pequenos,para permitir uma passagem adicional,causando uma oclusão vascular parcial ou total;uma conseqüência importante é a necrose isquêmica do tecido distal.
        Os processos supurativos no fígado podem estar associados a uma série de microrganismos, como protozoários e helmintos. A etiologia bacteriana, entretanto, se sobressai e representa, em geral, uma infecção situada em outro local. Esses organismos atingem o fígado por meio de infecção ascendente das vias biliares (colangite ascendente); disseminação vascular arterial ou portal (sobretudo do trato gastrintestinal); invasão do fígado por contiguidade ou lesão penetrante.
Fonte : Robbins & Cotran - Patologia : Bases Patológicas das Doenças - 8ª ed.

 Aumento de 4x
Nesta imagem nota-se a presença do êmbolo séptico .


 Aumento de 10x
Com mais detalhes do êmbolo séptico – centro necrótico(seta amarela),borda calcificada(cabeça de seta vermelha),infiltrado inflamatório(setas azuis) e fibrose(seta preta) .


Aumento de 40x
Centro necrótico(seta preta),borda calcificada(cabeça de seta amarela),infiltrado inflamatório(círculo preto) presença de deposição de fibras(seta azul).

Aumento de 10x
As setas indicam hepatócitos necrosando(em processo de cariólise) e o círculo azul indica fibrose.

Aumento de 40x
Nesta imagem nota-se que ainda há alguns hepatócitos com núcleo(cabeça de seta preta) enquanto outros já sofreram cariólise(cabeça de setas azuis) e outro já se calcificaram(cabeça de seta vermelha).O quadrado preto mostra uma grande área de calcificação distrófica. 

Aumento de 10x
Total desorganização do parênquima hepático com fibrose entre os cordões de hepatócitos(quadrado preto) e capilares congestos seguido de hemorragia(quadrado amarelo).

Aumento de 10x
Os círculos indicam área de hemoarragia,enquanto que o quadrado indicam capailares congesto.A seta azul mostra uma veia centro lobular congesta. 

Aumento de 40x
Reparar na grande quantidade de exsudato fibrinoso (cabeça de setas azuis) e mononucleares.

Um comentário:

  1. Em algumas lâminas, não é possível haver calcificação e fibrose, pois esses são processos mais comuns em quadros mais crônicos, o que torna as setas nas lâminas errôneas. bjs.

    ResponderExcluir

Invasão, metástase e angiogênsese da matriz extracelular.

Quando se instaura um processo maligno, onde ocorreu alterações em todos as camadas do epitélio, dependo do perfil e das características do ...